5 de maio de 2010

Alice: Nárnia revisitada

Contém spoilers, mas só um pouquinho

Porque agora, além de cadernos, carteiras, bolsas, camisetas, flores, canecas, adesivos, panos de prato, blogs, animações e especiarias gastronômicas, nós também fazemos crítica de cinema.


A equipe do Meia Mussarela Corporation foi assistir Alice do Tim Burton a fins exclusivos de pesquisa – porque nós não somos pessoas irresponsáveis que vão ao cinema em plena segunda-feira-véspera-de-prova-de-marketing só pela diversão. E como nós não queremos enganar ninguém, temos que dizer que gostamos.

Claro que a história não é a original, mas quem se importa, né? A Alice está inclusive muito menos irritante do que no livro – o que é de certa forma um mérito. A partir da metade do filme ela até começa a maneirar um pouco naquela cara de Bella e fica mais simpática.

Mesmo que o filme fosse ruim, valeria a pena só pela cena da queda no buraco (como a Ju disse, “finalmente uma versão em que ela cai pra valer”). E se você não tiver um prazer mórbido em ver a Alice se arrebentar no chão depois de quase ser atropelada por um piano, ainda pode se divertir com o 3D. Eu humildemente acho que o efeito foi bem melhor aproveitado em Alice que em Avatar.

(E aqui eu abro um parêntesis pra dizer que –porra!- eu fui ver Avatar só pelo 3D e quase nem vi 3D! Aí os intelectualóides de plantão dizem que “essa é a grande sacada, o 3D é usado de forma sutil, dá só uma profundidade na tela”. E eu lá paguei 11 reais e fiquei 3 horas usando aquela droga de óculos pra ver PROFUNDIDADE? Eu quero é que todas aquelas explosões, bichos voadores e plantas-neon saiam da tela! Eu sou o público consumidor, eu tenho dinheiro, me impressionem!)

O filme também é tooooodo referenciado em clássicos do cinema, como Senhor do Anéis, Harry Potter, A Bússola de Ouro, Nárnia, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Titanic, Piratas do Caribe, Coração de Dragão, o próprio Avatar, Stefhanny Absoluta e outros (quem achar mais, me conte!). Na atuação, destaque pra Mrs. Burton que está ó-te-ma de Rainha de Copas, Johnny Depp foférrimo numa versão meio desamparada do Chapeleiro Maluco, e aquela moça que tem o rosto maior que a cabeça jurando que é Miss Wonderland no papel da Rainha Branca.

Pra não fugir do óbvio, Alice tá toda trabalhada no vestidinho azul (que, nas suas mudanças de tamanho, assume desde um visual meio diáfano de ninfa das águas ou um modelinho mais burlesco com babados, até um surpreendente estilo Galadriel no final). O que também surpreende é o desfecho, quando Alice de repente prova ser uma mulher de visão no mundo corporativo. Pra vocês verem como esse filme pode estar aí influenciando toda uma nova geração de jovens empreendedores.

Mas o que foi a cena do Johnny Depp fazendo o Rebolation, hein? Absolutamente desnecessária.

6 comentários:

  1. nem li. medos dos spoilers e tals

    lembre-me de ler semana que vem

    ResponderExcluir
  2. finalmente alguém concorda comigo
    muito mais válido pagar 10 reais pra ver esse 3D do que o do Avatar

    e o figurino é ótimo! aquele vestido que a Alice usa no castelo lá da rainha de copas, adorei

    mas também dispenso a dancinha do Johnny Depp

    ResponderExcluir
  3. ain, quero ver, apesar de todo mundo me dizer que não vale a pena.
    não vi um 3D até agora, acredita?
    acho que faz uns 3 anos que não vou ao cinema :O

    ResponderExcluir
  4. Sou partidária do 3D que pula na pessoa e também quero ver meu dinheiro bem gasto no cinema. Achei que ainda podia ser mais agressivo.

    ResponderExcluir
  5. Certamente vale muito mais a pena gastar 10ão pra ver Alice do que Avatar. Sem sombra de dúvidas. Mas também deve valer muito mais a pena gastar 10ão pra ver algum desenho à la "Os incríveis" em 3D.
    Enfim, esperava mais, e é isso, o filme está feito e Titio Burton decaindo na minha concepção. É a vida. Acontece.

    *:

    ResponderExcluir
  6. Achei uma droga.A unica coisa boa foi a Rainha cabecuda e o fato de terem transformado a dilicia da Anne H. naquela coisa Lady Gaga do mal.
    Eu esperava personagens mais dubios do Tim Burton..O Lado bom era bonzinho demais -exceto pela Rainha Hattaway, que ficou assutadoramente boazinha- Odiei o chapeleiro e, definitivamente, a Alice hiper virtuosa me deu power nojinho.
    MAS..quero um gato flutuante que evapora! Houmnnnnnnn cuticuti!>.<

    ResponderExcluir