15 de abril de 2010

Guia prático do viajante de ônibus

Viajar de ônibus é uma arte. São muitos os segredos que garantem uma viagem cômoda e tranqüila, e começam muito antes de arrumar a mala. Conheço gente que tem o costume de jogar uma mochila nas costas e ir pra rodoviária como se não houvesse amanhã, e compra a passagem meia hora antes do horário do ônibus. Já eu prefiro comprar com mais antecedência, pra garantir meu lugar ao sol à janela.

Sentar na janela é fundamental. Não só porque é um assento mais reservado e ninguém pisa no seu pé pra descer do ônibus na parada, mas também porque se controla a cortina. Tenho certeza de que existe algum artigo na Constituição garantindo ao passageiro da janela total poder sobre a cortina.

Também é preferível escolher um lugar na metade dianteira do ônibus, porque os lugares do fundo (além de ficarem perto do banheiro) são mais quentes. Os dias frios são os piores: parece que o motorista pensa que tem que estar 25º dentro do ônibus, só porque tá 5º lá fora.

Uma vez acomodado no seu lugar, com a bagagem devidamente guardada, chega a melhor parte. Não sei como é nas outras viações, mas na Garcia o motorista discorre um pouco sobre a viagem e os componentes do ônibus, sempre de uma forma muito fluida e espontânea . Algum dia vou começar a gravar essas falas, e montar uma coleção. Adoro.

Só depois disso é que você pode reclinar o banco e se preparar para dormir...

...e aí uma criança começa a chorar. Por que SEMPRE tem alguma criança no ônibus? E por que ela sempre chora? É difícil demais sedar seu filho antes de empreender uma viagem de 6 horas que começa à meia-noite?

Ou então é a véia conversadeira que senta bem do lado do senhor bom de prosa e pronto: você não terá um minuto de paz. Terá que ouvir a saga do preço dos repôio no sacolão, e a coitadinha da pobre da minha vizinha com aquela filha que não gosta de ninguém, viu? aquilo lá é bicho ruim mesmo, deus que me perdoe tratar a mãe daquele jeito com tudo que ela tá passando...

Felizmente você sentou ao lado da saída de emergência, e pode elaborar uma estratégia de fuga para dormir em paz no acostamento.

3 comentários:

  1. oiahoaihaoihai
    mp3 volume máááááááááximo!

    ResponderExcluir
  2. aqui no pará é o contrário. quanto mais longe do motorista, mais quente. o ar condicionado não chega. isso quando tem ar condicionado. mas é o de menos. geralmente eu pegava o busão belém-paragominas todo mês. 6 horas de viagem. lotado. gente em pé quase a viagem toda. sem banheiro, ainda bem

    e sempre tem alguém com celular tocando música. de preferência nosso tecnobrega melody. na última vez, o cara do meu lado estava com fone de ouvido no ouvido, e plug desplugado. fala sério...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir